Passaportes: Polícia Federal recebe verba para retomar emissão

Liberação de crédito suplementar foi sancionada nesta semana

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal recebeu a verba de R$ 102,3 milhões destinada à emissão de passaportes, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O órgão paralisou a produção dos documentos no dia 27 de julho alegando insuficiência orçamentária.

Realocado de fundo para convênios com organismos internacionais, o valor corresponde a cerca da metade do que a PF havia solicitado. Com o dinheiro em mãos, a Casa da Moeda, onde são feitos os documentos solicitados através da Polícia, fica responsável pela efetiva retomada das emissões. 

Segundo a Polícia Federal, os cerca de 175 mil pedidos atrasados desde a paralisação serão processados em ordem cronológica. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em condições normais, a Casa da Moeda afirma que chega a imprimir cerca de 15 mil passaportes por dia; a Polícia Federal, por sua vez, costuma receber algo em torno de 11 mil solicitações pelo documento em um dia.

Embora o cidadão pague R$ 257,25 para solicitar seu passaporte, o dinheiro não chega diretamente às mãos da PR, mas é direcionado ao Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-fim da Polícia Federal (Funapol), que recebe verba de diversas fontes e não é repassado de imediato ao órgão. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney