Conteúdo editorial apoiado por

Prêmio, sinistro, franquia: veja o que significam os termos usados em seguros

Conhecer os termos te ajuda a tomar a decisão mais adequada para as suas necessidades

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Possuir seguro para a casa, o carro e objetos de valor torna-se cada vez mais importante para evitar prejuízos com imprevistos que possam a acontecer no dia a dia. Para tomar a decisão da maneira mais adequada para as suas necessidades, é importante que o segurado entenda como funcionam esses serviços.

Para te ajudar na escolha, a Proteste definiu cada um dos termos utilizados no mundo dos seguros. Fique por dentro, isso pode ajudar na hora de tomar a sua decisão:

Prêmio: ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o termo não se refere ao valor que você recebe, mas sim ao valor que você paga para a seguradora para que esta lhe garanta o pagamento da indenização especificada no contrato. O prêmio é estipulado com base em um percentual do risco que você pretende cobrir, isto é, da importância segurada.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sinistro: um dos termos mais importantes no setor de seguros é o sinistro. O termo reflete a ocorrência do risco previsto no contrato de seguro, isto é, no caso de seguro de carro, implica no roubo do carro, ou acidente envolvendo o veículo.

Franquia: o termo reflete a parcela da indenização que fica a cargo do segurado, isto é, quanto você tem que pagar para ter direito ao recebimento da indenização. Desta forma, não é difícil entender que, quanto maior a franquia estabelecida no contrato, menor é o risco da seguradora, pois você está pagando uma parte maior da indenização, e consequentemente, menor deve ser o valor do prêmio que você terá de pagar.

Proposta, contrato e apólice: Na maioria das vezes estes três termos são usados como se fossem sinônimos, o que não é verdade. A proposta é o documento preenchido pelo corretor ou segurado onde se estabelecem as condições do cliente e propostas da seguradora. Já o contrato formaliza as obrigações das duas partes envolvidas, segurado e seguradora.

A apólice é, na verdade, o documento mais importante na hora em que se contrata um seguro. A emissão da apólice implica na aceitação da proposta e do contrato de seguro por parte da seguradora. Assim que receber a proposta, a seguradora tem 15 dias para emitir a apólice, que tem como objetivo exprimir de forma concisa e sucinta os principais tópicos cobertos pelo contrato.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.