Os bancos com os clientes mais satisfeitos

Segundo pesquisa, Bradesco, HSBC e Itaú foram eleitos os bancos com os consumidores mais satisfeitos

Luiza Belloni Veronesi

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SÃO PAULO – Os clientes de bancos se mostraram mais satisfeitos neste ano, segundo o ISC (Índice de Satisfação do Cliente), que ficou em 68%, um ponto percentual superior à média de 2012.

Além de medir o nível de satisfação do cliente, o índice anual realizado pela Consultoria Bee também premiou os bancos com os clientes mais satisfeitos. A pesquisa “Melhores Bancos em Satisfação dos Clientes” ouviu 14.339 clientes, dos 16 maiores bancos do País, no período de 21 de janeiro a 28 de junho.

Segundo a pesquisa, Bradesco, HSBC e Itaú foram eleitos os grandes do varejo com os consumidores mais satisfeitos, respectivamente no primeiro, segundo e terceiro lugar. Já entre os demais bancos, as três colocações respectivas ficaram para o Banco Volkswagen, Banco Mercedes-Benz e Sicredi.

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Além do ranking geral, foram eleitos os destaques em dez categorias, como atendimento, taxas, fidelização, confiança, concorrência, marca, entre outros. Confira abaixo:

Melhores colocados
Categorias Gigantes do Varejo % de clientes satisfeitos Demais bancos % de clientes satisfeitos
*Melhores Bancos em Satisfação dos Clientes
Melhor atendimento HSBC 72% Banco Volkswagen 73%
Melhores taxas Caixa Econômica Federal 75% Bic Banco 82%
Fidelização Bradesco 70% Banco Volkswagen 71%
Confiança Itaú 76% Banco Volkswagen 74%
Qualidade Bradesco 73% Banco Volkswagen 73%
Concorrência Bradesco  72%  Sicredi  71% 
Marca  HSBC  73%  Banco Volkswagen  75% 
Valor  Bradesco  72,4%  Banco Volkswagen  67% 
Produtos e Serviços  Itaú  81%  Sicredi  71% 
Menos reclamados  Citibank  60%  Bic Banco  59,2% 

Reclamações
Mesmo com clientes satisfeitos em alguns pontos, ainda há muito o que melhorar entre os bancos. Segundo a pesquisa, as maiores reclamações entre os consumidores são a demora no processo de aquisição e/ou burocracia para contração de produtos e a cobrança indevida de tarifas e valores das taxas.

A pesquisa aponta que a complexidade das regras do sistema financeiro, somado à baixa qualidade das informações fornecidas pelos bancos, gera uma avalanche de dúvidas e reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. “Muitos clientes reclamaram da demora dos bancos para realizar operações e transferências de valores e da burocracia para contratar produtos e serviços”, diz o estudo. “Houve muitos relatos de que os prazos oficiais determinados pelo Banco Central não foram cumpridos.”