Banco Central vai permitir pagamentos entre contas e cartões em tempo real, diz jornal

Proposta prevê transferências entre clientes de bancos diferentes a qualquer hora e de qualquer lugar

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Central vai autorizar um novo modelo de pagamentos instantâneos no Brasil que irá permitir que pessoas e empresas possam transferir dinheiro de maneira eletrônica, em tempo real, sem restrição de meio ou horário, e com baixo custo. Hoje, isso acontece apenas entre clientes do mesmo banco, enquanto clientes de bancos diferentes podem realizar a TED apenas em horário comercial e dias úteis. As informações são do Valor Econômico.

A proposta, que prevê a transferência de recursos a qualquer momento através de smartphones, vai permitir que pessoas enviem dinheiro de sua conta corrente para o cartão de crédito de outras, inclusive nos fins de semana. Segundo o BC, isso irá estimular o surgimento de novas tecnologias e fazer com que a transferência de dinheiro não esbarre na infraestrutura. 

Ao jornal, o diretor de política monetária do BC, Reinaldo Le Grazie, disse que a proposta prevê o desenvolvimento de uma estrutura de mercado que possibilite a todos os participantes oferecer alternativas de pagamentos diretos e instantâneos entre pessoas e empresas. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar das conversas sobre o modelo de pagamento instantâneo ainda serem genéricas, as contas de pagamento – pouco usadas atualmente – poderão ganhar mais espaço em transações de valores baixos, visto que por ser um mecanismo parecido com uma conta corrente, mas com menos funções, o custo seria inferior a uma TED. Além disso, as contas de pagamento ajudariam a viabilizar transferências de e para cartões de crédito. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP