Tipos de empréstimos para resolver emergências financeiras e seus prós e contras

Muitas pessoas deixam de cultivar uma reserva financeira para emergências e acabam se endividando

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo que você tenha um bom controle financeiro, não são raras as situações em que a necessidade de dinheiro é imediata. Pode ser um problema de saúde, compras essenciais, uma dívida muito alta, entre outras razões.

Por isso, é importante que a pessoa tenha uma reserva financeira para emergências para que essas situações inesperadas não acabem arruinando o orçamento.

Sendo o site GuiaBolso, quem não tem uma reserva de emergência e precisa resolver os problemas rapidamente não tem outra solução: precisa pedir dinheiro emprestado. Existem algumas opções no mercado, como empréstimo consignado, cheque especial, empréstimo pessoal, entre outras. Confira as vantagens e desvantagens de cada uma:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Empréstimo consignado
Nesta modalidade o desconto da prestação é realizado diretamente na folha de pagamento ou de benefício previdenciário de quem contrata. Por oferecer mais segurança para instituição credora, os juros cobrados são substancialmente mais baixos do que no caso do cheque especial ou cartão de crédito. No entanto, nem todos tem acesso a esta modalidade de empréstimo, como pessoas que trabalham com autônomos, por exemplo. Além disso, é preciso estar ciente que parte da sua renda já estará comprometida com o empréstimo.

Empréstimo pessoal
Conseguir um empréstimo pessoal pode ser mais fácil do que um consignado, já que, no caso de correntistas da instituição financeira, é possível fazer o pedido até mesmo pelo Internet Banking da instituição. No entanto, as taxas são mais altas que no modelo consignado e nem todos são elegíveis a um empréstimo pessoal: quem tem o nome sujo, em geral, não consegue ter acesso, assim como pessoas com restrição de crédito.

Cheque especial
O único ponto positivo do cheque especial é a facilidade de acesso. Como está disponível na conta corrente, pode ser usado imediatamente. No entanto, as taxas de juro cobradas nesta modalidade estão entre as mais altas do mercado. Ou seja, quando você não consegue quitar o débito rapidamente pode pagar até mais do que o dobro do que pegou emprestado. Só use este recurso para cobrir um pequeno rombo e devolva a quantia que pegou emprestada o mais rápido possível para não sofrer com os juros.

Continua depois da publicidade

Rotativo do cartão de crédito
Assim como o cheque especial, o rotativo do cartão de crédito se destaca pela facilidade: caso tenha um limite de saque pré-aprovado, é possível sacar o dinheiro diretamente do caixa eletrônico. No entanto, os juros cobrados são altíssimos, superando os do empréstimo consignado e pessoal. Só vale a pena em emergências e deve ser pago assim que possível para não ter que arcar com juros altíssimos.

Pessoas físicas
Quem precisa de dinheiro para resolver seus problemas pode recorrer também a pessoas físicas. Pedir a ajuda a amigos ou familiares pode ser uma opção vantajosa principalmente pelo fato de não ter que pagar juros. No entanto, é preciso muita intimidade com a pessoa e até mesmo coragem para fazer o pedido.
Além de conhecidos, há pessoas físicas, mais conhecidos como agiotas, que oferecem a possibilidade de emprestar dinheiro mesmo a quem está com o nome sujo do mercado. Esta é a pior opção para quem precisa de dinheiro emprestado, já que, além de nada confiáveis, estas pessoas cobram juros altíssimos, podendo até mesmo superar os do cheque especial.