Porcentual de famílias endividadas sobe para 61,6% em abril, aponta CNC

Ano passado, 21% das famílias entrevistadas estavam com dívidas ou contas em atraso

Estadão Conteúdo

Publicidade

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de abril mostrou aumento no total de famílias endividadas, anunciou nesta quarta-feira, 29, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O porcentual de famílias endividadas subiu para 61,6% em abril, ante 59,6% em março. Em relação a abril de 2014, houve queda, pois naquela ocasião o porcentual estava em 62,3%.

A pesquisa da CNC leva em conta qualquer tipo de dívida, mesmo as que estejam sendo pagas em dia. Segundo a Peic, a proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou em abril para 19,7%, ante 17,9% em março.

Assim como no endividamento total, o dado de inadimplência foi melhor na comparação com abril de 2014. Ano passado, 21,0% das famílias entrevistadas estavam com dívidas ou contas em atraso.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já o porcentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso – que tendem a permanecer inadimplentes, segundo a CNC – aumentou na comparação mensal, mas permaneceu estável na comparação anual, alcançando 6,9% em abril de 2015, ante 6,2% em março de 2015 e 6,9% em abril de 2014.

“Fatores sazonais relacionados ao maior comprometimento da renda das famílias com gastos extras de início de ano continuaram influenciado os resultados da Peic”, explicaram os economistas da CNC em nota distribuída à imprensa. “A moderação do crescimento do crédito para as famílias continua permitindo patamares menores de endividamento e inadimplência este ano, em relação ao ano passado. Contudo, a alta do custo do crédito, combinada com um cenário menos favorável no mercado de trabalho, levaram a uma piora na percepção das famílias em relação ao endividamento e à capacidade de pagar as contas em atraso”, diz a nota.