Brasileiro não está disposto a utilizar crédito em 2015, exceto automotivo

Apesar das demissões na indústria automotiva e da queda nas vendas de automóveis, ainda há interesse dos consumidores pelo crédito para realizar a compra

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Diante da alta inflação e dos problemas que a economia enfrenta, a população brasileira teve de mudar seus hábitos de consumo e financeiros, já que fazer um empréstimo ou financiamento pode trazer mais problemas.

Segundo levantamento realizado pela Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), 76% dos consumidores não está propenso a contratar um financiamento. O mesmo acontece com o uso de crédito bancário: apenas 18% dos entrevistados afirma estar disposto a utilizar crédito, em sua maioria o crédito automotivo e imobiliário – 39% e 37%, respectivamente.

Apesar das demissões na indústria automotiva e da queda nas vendas de automóveis, ainda há interesse dos consumidores pelo crédito para realizar a compra – não houve queda no número de pessoas interessadas de 2014 para 2015.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As afirmações vieram em maior número quando questionados sobre o padrão de consumo atual e futuro. Dos entrevistados, 85% afirmam que pretendem mudar seus hábitos para este ano, visando economizar mais por conta da alta inflação, pela escassez de crédito e pelo receio de fazer um financiamento. 

Em geral, os resultados apontam que o brasileiro se preocupa principalmente com o futuro, tanto quanto ao consumo, questão de crédito e financiamentos, como a economia do país – principalmente a inflação. A expectativa também não é de melhora, mas sim de que a situação tende apenas a piorar: maior desemprego e insegurança do emprego atual, menor capacidade de investir em automóveis ou imóveis e alta dos juros.

A pesquisa foi feita com mais de mil pessoas de todo o país, entre 18 e 65 anos, sendo 54% mulheres e 46% homens.