Procura de consumidor por crédito encolhe em janeiro

No acumulado de 12 meses até janeiro, o indicador aponta baixa de 8,4%

Estadão Conteúdo

Publicidade

A demanda do consumidor por crédito recuou 1,6% em janeiro ante dezembro de 2014, segundo dados ajustados sazonalmente divulgados nesta quinta-feira, 26, pela Boa Vista SCPC. Na comparação com janeiro de 2014, a queda foi de 14,6%. No acumulado de 12 meses até janeiro, o indicador aponta baixa de 8,4%. Nesse mesmo período, a busca por crédito no setor bancário caiu 8,5% e nos segmentos não financeiros, 8,3%.

Segundo a instituição, esse comportamento do consumidor está associado ao aumento da cautela com o cenário econômico mais incerto. O aumento das taxas de juros e a inflação em níveis elevados também estariam contribuindo para a redução da demanda de pessoas físicas por financiamentos.

Para 2015, a Boa Vista SCPC avalia que esse comportamento só deve melhorar quando houver recuperação da confiança na economia. Essa mudança só viria, segundo a Boa Vista, após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O indicador de demanda por crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.