Boa Vista apura queda na procura por crédito em outubro

Em outubro, a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 2,9% em relação a setembro, enquanto para o segmento não-financeiro houve leve alta, de 0,5%

Estadão Conteúdo

Publicidade

A demanda do consumidor por crédito caiu 0,9% em outubro ante setembro, segundo dados sazonalmente ajustados da Boa Vista SCPC, divulgados nesta quinta-feira, 27. Na comparação com outubro do ano passado a demanda despencou 14,0%. No acumulado do ano, a demanda registra queda de 6,4%, sendo que em 12 meses a retração é de 5,5%.

Em outubro, a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 2,9% em relação a setembro, enquanto para o segmento não-financeiro houve leve alta, de 0,5%. “O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de ajuste que possuem como objetivo uma retomada do consumo. Contudo, pelo próprio caráter das medidas, mais estruturais, até o presente momento os impactos foram pouco significativos”, diz o relatório da Boa Vista. A instituição acredita que pode ocorrer alguma reversão deste cenário somente em meados de 2015, suavizando o atual aperto monetário e consequentemente gerando maiores estímulos à demanda.

O indicador de demanda por crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.