Brasileiros endividados ainda estão otimistas com suas condições financeiras

No primeiro trimestre deste ano, 53% dos entrevistados consideraram suas atuais situações financeiras melhores comparadas ao último trimestre de 2013

Nara Faria

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SÃO PAULO – Apesar de revelar preocupação com a situação econômica do País, o brasileiro se mostra mais otimista em relação à sua condição financeira no primeiro trimestre de 2014, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

A constatação é da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23) pela Boa Vista, que administra os dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A pesquisa ouviu 1016 consumidores com pelo menos uma conta em atraso e o resultado mostra que 53% dos entrevistados consideram suas atuais situações financeiras melhores do que no último trimestre de 2013, sendo essa percepção maior na classe B (56%) e nas classes D e E (51%). No mesmo período do trimestre anterior, 47% dos entrevistados se declararam otimistas sobre suas contas.

Do total dos entrevistados, 73% afirmam que vão quitar suas dívidas na íntegra, enquanto os 23% restantes declaram que vão pagar em parcelas. Destes, 31% afirmam que o valor devido não ultrapassa R$ 500,00.

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Para Fernando Cosenza, diretor de Marketing, Inovação e Sustentabilidade, a percepção é sustentada pelas boas condições de emprego e renda, a despeito do desemprego ser apontado como a principal causa do endividamento para 33% dos entrevistados.

“Isso pode parecer contraditório, mas a rotatividade nos empregos continua existindo e é bastante concentrado nas famílias com rendas mais baixas. No fundo a causa não é bem o desemprego, mas a falta de planejamento durante o desemprego temporário ou qualquer outro motivo que reduza a renda da família por algum tempo”, avalia Cosenza.

O descontrole financeiro, a cobrança indevida e empréstimo em nome de outras pessoas complementam a lista dos principais motivos apontados pelos consumidores para a inadimplência.

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Percepção sobre endividamento
A pesquisa aponta que há uma maior percepção por parte dos consumidores do endividamento. As famílias estão mais conscientes de seus limites, o que reflete no aumento de 43% para 52% da parcela dos consumidores que se declaram muito endividados.

“O aumento da percepção do consumidor em relação ao endividamento mostra que o consumidor brasileiro está amadurecendo. É um consumidor que se percebe endividado de uma forma mais clara e que pretende quitar as suas dividas antes de o credito ser utilizado novamente”, afirma Cosenza.

Ele lembra ainda que nos últimos 20 anos houve um processo de inclusão de milhões de pessoas no mercado de consumo e no crédito, antes totalmente inacessível. “Agora, o consumidor caminha para um uso mais consciente do crédito”, analisa.

Para os próximos meses, 70% dos consumidores declaram que não farão novas compras. Também muda o perfil de produtos mais desejados, que passam a ser de maior valor, como veículos, carros ou motos, imóveis e eletrodomésticos.

Para a Boa Vista, refletindo o otimismo revelado na pesquisa com o controle financeiro dentro de casa, a percepção maior do endividamento dos limites ao endividamento e a cautela para novas compras, não é esperado crescimento significativo da inadimplência, que continua na tendência de controle.