Bolsonaro lidera no primeiro turno sem Lula, mas Barbosa ganharia no segundo, mostra pesquisa

É o que mostra a pesquisa DataPoder360; já em uma eventual disputa de segundo turno entre Bolsonaro e Alckmin, o deputado vence o tucano

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisa DataPoder360 divulgada neste sábado pelo site Poder360 mostrou que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) lidera de forma isolada o levantamento, com 20% a 22% de intenção de votos para presidente da República.

Em 2º lugar vem Joaquim Barbosa (PSB), com 13% a 16%. O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) se filiou ao PSB recentemente e deve ser o candidato do partido.

A disputa mostra um cenário embaralhado para as eleições sem a disputa do ex-presidente Lula. O levantamento avaliou a possibilidade de disputa entre sete candidatos cuja exposição indicasse intenção de voto acima de 5%. A soma de brancos e nulos com aqueles que ainda não possuem candidatos de sua preferência ou não responderam fica na casa dos 25%.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Os resultados foram os seguintes: Jair Bolsonaro (22,4%); Joaquim Barbosa (16,3%); Ciro Gomes (8,4%); Marina Silva (8,2%); Fernando Haddad (7,4%); Alvaro Dias (6,3%); Geraldo Alckmin (5,5%); branco ou nulo (17,3%) e não sabe ou não respondeu (8,2%).

Mesmo com menor porcentual de intenções de voto no primeiro turno, em um eventual segundo turno, Barbosa ganharia de Bolsonaro. O ex-presidente do Supremo registra 37% contra 32% do deputado. Bolsonaro, por sua vez, ganha com folga do pré-candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, em cenários de segundo turno. O deputado tem 41% contra apenas 18% do tucano.

A pesquisa foi realizada nos dias 16 a 19 de abril, por meio de ligações telefônicas (para aparelhos celulares e fixos), e teve 2.000 entrevistas em 278 cidades brasileiras. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais. 

Continua depois da publicidade

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Clique aqui e assine o Mapa Político 

Cenário 2

O outro cenário testado para o primeiro turno teve 12 nomes de possíveis candidatos a presidente, indicando a liderança de Jair Bolsonaro, com 20%. Em segundo lugar numérico vem Joaquim Barbosa, com 13%, tecnicamente empatado com Marina Silva, que tem 10%. 

O resultado deste segundo cenário é o seguinte: Jair Bolsonaro (20,0%); Joaquim Barbosa (12,9%); Marina Silva (10,0%); Ciro Gomes (9,0%); Geraldo Alckmin (8,0%); Alvaro Dias (6,0%); Fernando Haddad (3,9%); Manuela D’Ávila (2,0%); Fernando Collor (1,0%); Guilherme Afif (1,0%); Guilherme Boulos (1,0%); João Amoêdo (0,5%); branco ou nulo (16,8%) e não sabe ou não respondeu (7,9%).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.