Janot atende Odebrecht e pede manutenção de sigilo de corrupção no exterior

Ele enviou um ofício para chefes de Ministérios Públicos de nove países da América Latina informando a decisão

Rodrigo Tolotti

Ex-procurador-Geral da República, Rodrigo Janot (Crédito: Agência Brasil)

Publicidade

SÃO PAULO – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aceitou o pedido da Odebrecht para manter o sigilo das informações sobre corrupção em países estrangeiros e que foram reveladas pela empreiteira em acordos de delação premiada e leniência. Ele enviou um ofício para chefes de Ministérios Públicos de nove países da América Latina, informando que pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a manutenção do sigilo.

Por outro lado, o procurador se comprometeu a compartilhar, a partir de 1º de junho, data em que o sigilo terminaria, informações a países que enviaram ao Brasil pedidos de cooperação internacional. O material, porém, só poderá ser encaminhado às nações que firmaram acordos com a Odebrecht ou com seus delatores.

Até o momento, o único país que assinou e homologou acordo com a Odebrecht foi a República Dominicana, mas mantém negociações com Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, Portugal, Venezuela, Angola e Portugal.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com isso, aumenta a pressão para que outros países façam acordos com a empreiteira, já que esta será a única via para terem acesso às delações. Se o sigilo fosse levantando, a avaliação da Odebrecht é que seria muito mais difícil dar continuidade às negociações que mantém no exterior. No total, 25 petições e um inquérito permanecem em sigilo.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.