“Governo não vai cair de uma hora para outra”, diz cientista político

O programa Na Real na TV vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 14h

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O tempo e a incerteza são os grandes aliados do presidente Michel Temer nos atuais tempos de crise aguda. Se, por um lado, não há clareza sobre alternativas a eventual saída sua, por outro, a possibilidade de recursos no caso do julgamento da cassação da chapa eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral ou a complexa tramitação de eventual pedido de impeachment, além dos prazos incertos de um processo no próprio Supremo Tribunal Federal, embaralham ainda mais as cartas da política brasileira. Enquanto os jornais noticiam esforços de lideranças em torno de um acordo suprapartidário, o peemedebista sinaliza que sua sua saída custará caro.

Em meio a tanta confusão, o programa Na Real na TV desta semana entrevista cientista político Cláudio Couto, professor do departamento de gestão pública da EAESP da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Na avaliação do especialista, o atual momento vivido pela gestão peemedebista assemelha-se ao que se viu durante o governo José Sarney. “Parece um governo que busca um reposicionamento das peças para tentar uma sobrevida para o tempo que lhe resta, ainda que essa sobrevida possa significar um governo de arroz com feijão, que toca rotina, questões triviais, e perde muito a capacidade de produzir transformações significativas, mas sobrevive. Abdica-se de qualquer ação de maior envergadura”, observou, embora ressalte que este também não seja um cenário dado.

“O governo não vai cair de uma hora para outra, ele tem uma sobrevida razoável, ainda que seja se arrastando”, disse o cientista político e professor. “Vivemos um momento de grande indefinição, de grande imprecisão sobre o que se pode prever para o futuro próximo. Arriscar fazer futurologia nesse momento é um esporte terrível, dos mais perigosos”, complementou. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A seguir, confira a íntegra do programa:

O programa Na Real é transmitido ao vivo todas as segundas-feiras das 14h00 às 14h30 na InfoMoneyTV. Para conferir a grade completa com as gravações anteriores, clique aqui.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.