BC continua monitorando mercados e atua para mantê-los em plena funcionalidade, diz Ilan

Ilan Goldfajn também reiterou que o BC e o Tesouro Nacional dispõem de "vários instrumentos" para tanto, conforme pontos de seu discurso publicados no site do BC

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O Banco Central continuará monitorando o impacto das notícias da cena política nos mercados financeiros e atuando para mantê-los em plena funcionalidade, reafirmou o presidente do BC, Ilan Goldfajn, nesta segunda-feira, em evento em São Paulo.

Ilan também reiterou que o BC e o Tesouro Nacional dispõem de “vários instrumentos” para tanto, conforme pontos de seu discurso publicados no site do BC, praticamente iguais aos divulgados na sexta-feira passada.

Nesta segunda-feira, o BC deu continuidade à sua intervenção diante do nervosismo do mercado e vendeu todos os 40 mil novos swaps cambiais tradicionais — equivalentes à venda futura de dólares.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O BC também vendeu todos os 8 mil contratos para a rolagem dos swaps que vencem em junho, que totalizam 4,435 bilhões de dólares. Já foram rolados 2,435 bilhões de dólares desse total.

Na semana passada, o dólar fechou com alta acumulada de mais de 4 por cento sobre o real, refletindo as profundas dúvidas sobre as condições de governabilidade do presidente Michel Temer, que é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça, em investigação aberta com base em acordo de delação fechado por Joesley Batista, do grupo JBS.

O presidente do BC voltou a ressaltar a importância do país continuar no caminho das reformas na economia apesar do cenário de maior incerteza política e também destacou que política monetária não deve reagir à volatilidade do mercado de câmbio.

Continua depois da publicidade

Em outra frente, Ilan repetiu que não há relação direta e mecânica de sua recente atuação e monitoramento com a política monetária, que continuará a ser definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) com foco nos seus objetivos tradicionais.

No fim do mês, o BC decide sobre o futuro da Selic, atualmente em 11,25 por cento ao ano. Nesta segunda-feira, as apostas majoritárias indicavam cerca de 80 por cento de chance de corte de 0,75 ponto percentual, com o restante sinalizando corte de 1 ponto, segundo dados da Reuters. Antes da crise política, a redução de 1,25 ponto era a aposta amplamente majoritária.