Anúncio de Donald Trump faz dólar ganhar força e fechar em R$ 3,13

Internamente, o mercado passou o dia atento ao cenário político, com a perspectiva de ingresso de recursos externos contendo a pressão compradora durante a sessão

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar fechou em alta ante o real nesta quinta-feira, acompanhando o movimento no exterior após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que fará anúncio sobre impostos em breve.

Internamente, o mercado passou o dia atento ao cenário político, com a perspectiva de ingresso de recursos externos contendo a pressão compradora durante a sessão.

O dólar avançou 0,33 por cento, a 3,1299 reais na venda, depois de marcar 3,1343 reais na máxima do dia. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,30 por cento no final da tarde.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No acumulado dos quatro pregões anteriores, o dólar havia registrado apenas ligeira baixa de 0,07 por cento ante a moeda brasileira.

“O dólar passou o dia de olho no noticiário político (nacional), mas a guinada que se traduziu em uma alta mais consistente (do dólar) veio com Trump”, comentou um profissional da mesa de câmbio de uma corretora local.

Segundo ele, se de fato o presidente norte-americano implementar as esperadas medidas de estímulo, pode atrair para os Estados Unidos recursos hoje aplicados em outras praças, como a brasileira.

Continua depois da publicidade

Trump impulsionou o dólar ante uma cesta de moedas nesta tarde depois de prometer anúncio “fenomenal” sobre impostos em questão de semanas, durante reunião com executivos de empresas aéreas na Casa Branca.

Internamente, o dólar passou boa parte do dia com leves variações frente ao real, com investidores cautelosos pela cena política brasileira. O destaque foi a notícia, na noite passada, de que a Polícia Federal concluiu inquérito que investigou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no âmbito da operação Lava Jato e apontou indícios de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O temor no mercado era de que, com isso, votações de importantes projetos ao governo sejam atrapalhadas no Congresso Nacional, como a reforma da Previdência, considerada essencial para colocar as contas públicas em ordem.

“Essas questões geram apreensão mas, por ora, o contexto geral de Brasil está melhor e dá segurança para o investidor aportar aqui”, avaliou mais cedo o economista-chefe da gestora Infinity Asset, Jason Vieira.

A perspectiva de entrada de mais recursos externos, depois de várias captações de empresas no país terem saído do papel, tem ajudado a evitar altas mais consistentes do dólar frente ao real nos últimos dias.

O Banco Central brasileiro continuou sem anunciar qualquer intervenção no mercado de câmbio.

Tópicos relacionados