Dólar vira para queda no fim e fecha na mínima do dia com novas expectativas de fluxo positivo

"Tem se fortalecido a visão sobre as entradas de recursos, em meio a captações e IPOs (abertura de capital)", resumiu um profissional da mesa de câmbio

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar terminou com leve queda ante o real nesta terça-feira, com a expectativa de ingresso de recursos no país limitando o movimento comprador, que nesta sessão foi influenciado por um ambiente de maior aversão ao risco externo com as tensões sobre as eleições na França e na Alemanha.

O dólar recuou 0,28 por cento, a 3,1172 reais na venda, depois de ir a 3,1375 reais na máxima do dia e a 3,1142 reais na mínima. O dólar futuro registrava alta de cerca de 0,20 por cento no final da tarde.

“Tem se fortalecido a visão sobre as entradas de recursos, em meio a captações e IPOs (abertura de capital)”, resumiu um profissional da mesa de câmbio de uma corretora nacional.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Muitas empresas têm aproveitado a janela favorável neste princípio de ano e vêm anunciando captações externas, o que favorece a trajetória de baixa do dólar ante o real. Na véspera, a mineradora Vale reabriu seu bônus 2026, no valor de 1 bilhão de dólares e, agora, a companhia aérea Azul iniciou seu projeto de se listar na BM&FBovespa com oferta inicial de ações.

O alívio na alta do dólar no exterior ao longo da sessão também influenciou no mercado doméstico. O dólar ainda subia ante uma cesta de moedas e divisas emergentes, como o peso mexicano, mas com menor ímpeto.

Mais cedo, predominava no mercado um ambiente de maior aversão ao risco por conta das preocupações com o desfecho das eleições na Europa, sobretudo na França.

Continua depois da publicidade

“O mercado está com os olhos voltados para o exterior, para as eleições na França. Se a Marine Le Pen vencer, pode ser o fim do euro, isso causa algum estresse”, comentou um profissional de câmbio de uma corretora local.

O candidato independente à Presidência francesa, Emmanuel Macron, de centro, venceria a líder da extrema-direita, Marine Le Pen, no segundo turno da eleição presidencial, segundo pesquisa de opinião divulgada mais cedo. No entanto, Le Pen teria o maior número de votos no primeiro turno da eleição, em abril, com 25 por cento, comparado aos 23 por cento de Macron.

Pesquisa do JPMorgan mostrou que o euro pode cair rapidamente a um nível abaixo da paridade com o dólar caso Le Pen vença as eleições de maio.

A cena política da Alemanha também tem tirado o sono dos investidores. Pesquisa recente revelou que o Partido Social-Democrata da Alemanha venceria os conservadores da chanceler Angela Merkel caso as eleições fossem agora.

O Banco Central brasileiro novamente não anunciou qualquer intervenção no mercado de câmbio.