Entenda por que o dólar pode cair nesta sexta-feira após disparada na véspera

Após forte alta do dólar, BC anunciou nesta noite leilão de rolagem de swap cambial de janeiro de 2017

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Após ver o dólar disparar, o Banco Central anunciou na noite desta quinta-feira (1º) leilão de rolagem de contratos de swap cambial de janeiro de 2017, retomando a intervenção no mercado de câmbio.

O dólar comercial fechou em alta de 2,39% frente ao real nesta sessão, a R$ 3,4685 na venda, no maior patamar desde junho, em meio à turbulência política doméstica. 

Segundo o comunicado, o BC vai oferecer até 15.000 contratos para rolar, com vencimentos de 2 de janeiro de 2017 para 1º de março de 2017 e 2 maio de 2017. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mais uma vez, o BC responde à performance do real, transmitindo a mensagem de que uma depreciação desordenada não será tolerada, disse o BNP Paribas.

A preocupação do BC é tentar segurar mercado, para conter distorção, após taxa subir para patamar perto de R$ 3,50, comentou Reginaldo Galhardo, gerente de câmbio da Treviso Corretora, à Bloomberg.

“O BC está agindo da mesma forma que agiu no mês passado; o BC havia aproveitado que mercado tinha se estabilizado, sem novidade no lado externo, para sair fora; agora, como as coisas mudaram de figura, o BC volta”, disse. O mercado começa a desacreditar novamente no governo e comenta-se que, do jeito que a situação política caminha, reformas não sairão de acordo com o esperado. 

Continua depois da publicidade

Em 22 de novembro, o BC encerrou rolagem dos swaps que venciam em dezembro, colocando integralmente um último lote, de 19.815 swaps. Após isso, entrou em modo pausa, sem anunciar mais, até esta quinta-feira, 1° de dezembro, nenhum tipo de leilão de swap, seja para rolagem, seja de swap tradicional ou de swap reverso.