Dólar sobe e encosta em R$3,40, de olho no petróleo e cena política local

"O petróleo foi a principal referência nesta sessão e, depois de meses, finalmente amanhã sai uma decisão sobre a produção", comentou o economista-chefe da corretora BGC Liquidez

Reuters

Publicidade

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar fechou a terça-feira em alta ante o real, longe das máximas do dia mas perto do patamar de 3,40 reais, afetado pela forte queda nos preços do petróleo e com o mercado atento à cena política local, em mais um dia sem intervenção do Banco Central.

O dólar avançou 0,33 por cento, a 3,3957 reais na venda, depois de ter batido 3,4148 reais na máxima do pregão e 3,3802 reais na mínima.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O dólar futuro operava com alta de cerca de 0,3 por cento no final desta tarde.

“O petróleo foi a principal referência nesta sessão e, depois de meses, finalmente amanhã sai uma decisão sobre a produção”, comentou o economista-chefe da corretora BGC Liquidez, Alfredo Barbutti.

Os preços do petróleo caíram fortemente com sinais de que os principais exportadores de petróleo estavam tendo dificuldades para chegar a um acordo para cortar a produção para reduzir o excesso de oferta global.

Continua depois da publicidade

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se reunirá na quarta-feira em Viena, com o objetivo de implementar um acordo, previsto em setembro, para reduzir a produção em cerca de 1 milhão de barris por dia, de cerca de 33,82 milhões de bpd em outubro.

No exterior, o dólar subia ante algumas moedas de países emergentes, com destaque para o rand sul-africano.

“Há nervosismo com a reunião da Opep, porque as pessoas não acreditam muito nas chances de um acordo, mas há também desconforto com a situação política (brasileira)”, comentou o diretor de operações da corretora Mirae, Pablo Spyer.

Está prevista para esta terça-feira a votação em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos em primeiro turno no Senado. A votação ganhou ainda mais importância porque pode sinalizar se o governo conseguiu estancar a crise política que na semana passada respingou no presidente Michel Temer e levou à demissão de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo.

O BC novamente não anunciou qualquer intervenção no mercado cambial neste pregão. Na quarta-feira, acontece a formação da Ptax de final de mês.