Alta do dólar e incertezas por Trump acendem sinal de alerta para o BC

"Entendemos que existe o risco da incerteza, e isso aumenta a probabilidade de o BC ser mais conservador", disse o economista-sênior do banco de investimento Haitong, Flávio Serrano

Reuters

Publicidade

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) – As incertezas em torno da eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e a consequente forte valorização do dólar ante o real nos últimos dias acendeu um sinal de alerta para o Banco Central que pode deixá-lo ainda mais cauteloso na condução da política monetária.

“Entendemos que existe o risco da incerteza, e isso aumenta a probabilidade de o BC ser mais conservador. Vai depender da consolidação desse cenário e a questão externa prevalece”, avaliou o economista-sênior do banco de investimento Haitong, Flávio Serrano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O BC iniciou no mês passado novo ciclo de afrouxamento monetário, ao reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, a 14 por cento ao ano. E havia indicado que novas quedas e maior intensidade dependeriam do comportamento, sobretudo, da inflação de serviços e do ajuste fiscal brasileiro.

Mas a imprevisibilidade e posições mais radicais de Trump podem entrar neste cenário, já que vêm deixando os mercados financeiros temerosos e têm potencial de deixar o BC ainda mais cauteloso, podendo evitar que coloque o pé do acelerador em suas decisões sobre a taxa básica de juros.

Para os especialistas consultados pela Reuters, o BC pode optar na reunião do final deste mês, a última do ano, em manter o ritmo de corte de 0,25 ponto percentual e reduzir a Selic para 13,75 por cento. No mercado de juros futuros, essa já era a aposta.

Continua depois da publicidade

“Se o dólar não cair, o BC pode nas próximas semanas dar indicação de que vai manter o gradualismo (nos cortes dos juros). Isso muda toda a curva e o cenário para o ano que vem”, afirmou o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini

A vitória de Trump trouxe muitas incertezas nos mercados financeiros globais, fazendo o dólar saltar mais de 6 por cento sobre o real nas duas sessões passadas; nesta, já encostou em 3,50 reais, com potencial inflacionário.

Agostini ainda mantém a expectativa de corte de 0,50 ponto da Selic em 30 de novembro e manutenção dessa magnitude em 2017 até que a taxa chegue a 10,5 por cento. “Mas se o BC for mais gradualista, a projeção para o ano que vem muda para mais próximo de 11,5 por cento”, completou.

No início desta tarde, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, reforçou que a convergência da inflação para a meta em 2017 e 2018 é compatível com flexibilização “moderada e gradual” das condições monetárias e que avaliará o ritmo e magnitude da flexibilização ao longo do tempo. [nL1N1DC0XW]

A postura agora dos analistas será a de aguardar mais um pouco antes de rever suas contas para avaliar se a alta recente do dólar se configura em novo patamar ante o real. Se esse cenário for confirmado, a inflação ganha novo fôlego.

“Se o movimento (do dólar) for mantido, poderia gerar alguma pressão adicional no final do ano (sobre a inflação), especialmente em alimentos”, destacou o analista de inflação da consultoria Tendências, Marcio Milan.

Nas contas de Serrano, do Haitong, se o dólar se consolidar em 3,40 reais até o final do ano, o impacto no IPCA ao longo de 12 meses será de 0,3 ponto percentual.

“Mas se o mercado der uma acalmada, o BC deve cortar a Selic em 0,5 ponto”, ponderou ele, mantendo sua estimativa de que a taxa fechará este ano a 13,50 por cento, indo a 11,25 por cento em 2017.

Pesquisa Focus do BC, que ouve semanalmente uma centena de economistas, mostrou que as previsões ainda eram de que a autoridade monetária cortará a Selic em 0,5 ponto em novembro, mas o Top 5 –grupo que mais acerta as previsões– passou a ver redução de apenas 0,25 ponto. O levantamento foi feito antes da eleição de Trump e, portanto, do recente salto do dólar frente ao real.[nL1N1D80DH]