Bitcoin enfrenta proliferação de rivais em luta por mercado

Além do bitcoin cash, existe o bitcoin diamond, o bitcoin silver, o bitcoin unlimited e o superbitcoin -- a proposta mais recente

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Está ficando cada vez mais difícil acompanhar todas as versões do bitcoin.

Novas versões da moeda criptografada estão se multiplicando porque persistem os desacordos sobre o design do bitcoin e é difícil ignorar as oportunidades de ganhar dinheiro rapidamente.

A principal derivação, chamada bitcoin cash, apareceu em agosto depois do chamado hard fork no blockchain do bitcoin. Essa ramificação, cotada atualmente a US$ 18 bilhões, foi seguida de outra, que criou o bitcoin gold em outubro, e que não teve tanto sucesso, e agora várias cisões adicionais estão sendo planejadas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Existe o bitcoin diamond, o bitcoin silver, o bitcoin unlimited e o superbitcoin — a proposta mais recente. O site que promove o superbitcoin diz que a ramificação é apoiada por Li Xiaolai, um empreendedor chinês de moedas criptografadas. A moeda promete “tornar o bitcoin importante novamente” com medidas como, entre outras, aumentar o tamanho dos blocos nos quais as transações são processadas — medida que diminuiria os tempos de confirmação e as taxas.

A proliferação de projetos de fragmentação do bitcoin é em parte resultado do design descentralizado da moeda criptografada. O software que sustenta o bitcoin é de código aberto, ou seja, qualquer um pode copiá-lo e ajustá-lo para criar uma nova versão da moeda se tiver problemas com a original. Existe também um motivo relacionado aos lucros: se as ramificações tiverem sucesso, os criadores podem obter lucros inesperados fazendo uma “pré-mineiração” das moedas para si mesmos ou para as fundações que eles controlam.

Fraturado

Continua depois da publicidade

A pergunta para a comunidade da moeda criptografada — que inclui um grande número de bancos e gerentes de fundos de Wall Street — é quão fraturado o bitcoin ficará. A popularidade do bitcoin cash e os boatos sobre mais ramificações alimentaram grandes oscilações de preços nas últimas duas semanas, e os traders tiveram dificuldades para avaliar qual moeda criptografada se imporia.

O bitcoin, que bateu um recorde em 8 de novembro, chegou a cair 29 por cento após atingir esse pico, mas nesta semana ele recuperou a maior parte do que havia perdido.

Apesar da turbulência, o bitcoin ainda lidera a classificação na liga das moedas criptografadas. Seu valor de mercado, de US$ 124 bilhões, é pelo menos quatro vezes maior do que o de qualquer um de seus concorrentes, entre os quais há centenas de “moedas alternativas” como o ethereum e o monero, segundo a Coinmarketcap.com.

Mas o status de líder do bitcoin está longe de estar garantido, devido aos conflitos entre seus muitos investidores.

“A comunidade está realmente dividida quanto ao rumo tecnológico e, como o bitcoin é uma rede tão descentralizada, não há na verdade nenhum método para chegar a um bom acordo”, disse Gavin Yeung, CEO da Cryptomover, uma empresa de investimento com sede em Hong Kong.

–Com a colaboração de Yuji Nakamura

Versão em português: Patricia Xavier em Sao Paulo, pbernardino1@bloomberg.net.

Repórteres da matéria original: Justina Lee em Hong Kong, jlee1489@bloomberg.net, Camila Russo em N York, crusso15@bloomberg.net.

Para entrar em contato com os editores responsáveis: Richard Frost, rfrost4@bloomberg.net, Dave Liedtka, dliedtka@bloomberg.net, Michael Patterson

©2017 Bloomberg L.P.