O que está acontecendo? Reviravoltas no mercado fazem Bitcoin cair 8% e Bitcoin Cash disparar 40%

Após ver o "hard fork" ser suspenso, um grupo disse que irá manter seu apoio e divisão pode acontecer nos próximos dias

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A sexta-feira (10) é marcada por uma grande confusão no mercado das criptomoedas. Se nos últimos dias o mercado chegou a reagir com euforia com a notícia da suspensão do “hard fork” do bitcoin, hoje os preços da moeda ficam pressionados com uma possível reviravolta neste caso. Por outro lado, o dia para o Bitcoin Cash – criado de uma divisão da moeda principal -, é de forte alta, que supera os 40%.

Mas primeiro é preciso entender as diferenças do impacto em cada moeda, já que não é o mesmo fator que leva uma a cair e outra a subir. No caso do bitcoin, a principal questão é o retorno do SegWit2x, que visa elevar o limite do bloco da moeda dos atuais 1 para 2 megabytes. Esta atualização havia sido cancelada na última quarta-feira (8) o que tirou um “peso” de futuras incertezas da principal criptomoeda do mundo. Mas isso está mudando.

Um grupo desconhecido chamado de BitPico prometeu nesta sexta dar continuidade ao “hard fork” de forma independente. “Estamos realizando o fork independentemente de tudo que está acontecendo. Apoiar a dificuldade é agora uma estratégia”, escreveu a BitPico. Diante disso, o mercado volta a temer o que pode acontecer na próxima semana, sem saber se o fork realmente irá ocorrer.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E é neste cenário que o Bitcoin Cash parece estar ganhando um grande apoio. A BitPico clama ter 30% da força mineradora do Bitcoin e se eles decidirem migrar para a moeda “dividida” da original, muita coisa pode mudar. O site e pool de mineração Bitcoin.com, comandado por Roger Ver, ampliou seu suporte ao Bitcoin Cash e incentiva seus usuários a alocarem seu poder de “hash” para minerar neste blockchain.

“Devido à demanda significativa de nossos usuários, o pool Bitcoin.com dará aos consumidores mineradores a opção de apoio à cadeia Bitcoin Cash (BCH) com seu hashrate, mas o pool Bitcoin.com continuará por padrão apoiando o suporte à cadeia SegWit2x (BTC)”, disse a empresa em comunicado.

“No imporvável advento da falha da ativação do aumento do tamanho do bloco para 2MB, o Bitcoin.com vai imediatamente mover todos os recursos da empresapara o apoio exclusivo ao Bitcoin Cash”, completou o grupo. Caso isso realmente se confirme, o Bitcoin Cash passa a ganhar muito poder de mineração, o que melhora seu sistema. E é isto que pode estar sustentando a forte alta da moeda.

Continua depois da publicidade

O cenário se tornou confuso nas últimas horas e especialistas tentam entender todos estes movimentos. Há quem desconfie do real poder desse grupo BitPico, mas na via das dúvidas a reação do mercado acaba sendo bem forte. Os próximos dias serão bem agitados.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.