Buffett já disse “fique longe de bitcoins” – e moeda subiu 600% desde então

O bilionário também afirmou que atribuir valor ao bitcoin era "uma piada"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Não há dúvidas que Warren Buffett é um dos maiores investidores da história, mas nem sempre o chamado Oráculo de Omaha acerta. Em março de 2014, em entrevista para a CNBC, ele foi bastante crítico ao Bitcoin, alertando os investidores para “ficar longe disso”.

WORKSHOP GRATUITO: Bitcoin já subiu 100.000.000% – e isso pode ser só o começo

Porém, desde então a criptomoeda viu seu preço disparar como nenhum outro ativo já subiu. Na data em que Buffett fez sua análise, 14 de março de 2014, um bitcoin custava US$ 633, e desde então seu preço subiu para mais de US$ 4.300

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Fique longe disso. É basicamente uma miragem. É um método de transmissão de dinheiro. É uma maneira muito eficaz de transmitir dinheiro e você pode fazê-lo anonimamente. Um cheque é uma forma de transmitir dinheiro também. Cheques valem tanto dinheiro? Só porque eles podem transmitir dinheiro?”, disse Buffett na CNBC.

“Espero que o bitcoin se torne uma maneira melhor de fazer isto [transmitir dinheiro]. Mas você pode replicá-lo de maneiras diferentes. A ideia de que [o bitcoin] tem algum valor intrínseco enorme é apenas uma piada, na minha opinião”, afirmou o oráculo.

Hoje, muitos executivos seguem a mesma linha de criticar o bitcoin, a questão é quem deixará de aproveitar esta possível oportunidade. Especialistas lembram que, para quem ainda tem dúvidas ou não confia tanto na tecnologia, a melhor opção é investir pouco, cerca de 2% a 3% de seu capital em moedas digitais, já que é possível comprar frações destes ativos, colocando qualquer quantia.

Continua depois da publicidade

Com isso, caso o preço desabe, o valor perdido não irá afetar a estrutura do investidor, mas a chance de ganhar muito dinheiro com uma disparada também é bem grande.

Workshop gratuito: veja a melhor aula sobre bitcoin da internet brasileira

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.