Rússia quer aceitar oficialmente o bitcoin em tática contra a lavagem de dinheiro

"O estado precisa saber quem são os participantes em uma operação financeira", defendeu o ministro das Finanças russo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministro das Finanças da Rússia, Alexey Moiseev, afirmou que o governo está buscando aumentar a vigilância de todas as transações de moedas digitais “exatamente como ocorre nas operações bancárias”. Diante disso, a ideia é criar um projeto de lei para regulamentar criptomoedas como o bitcoin ainda este ano, podendo entrar em vigor já em 2018.

A ideia por trás do projeto é legalizar este tipo de operação e aumentar o controle sobre a corrupção, principalmente a lavagem de dinheiro. “O estado precisa saber quem são os participantes em uma operação financeira. Quando houver uma transação, as pessoas envolvidas devem entender de quem compraram e para quem eles estavam vendendo, assim como em operações bancárias”, disse Moiseev.

Em fevereiro deste ano, a vice-presidente do Banco Central da Rússia, Olga Skorobogatova, revelou que a instituição e o Ministério das Finanças deverão lançar um projeto para regulamentar moedas digitais no final deste ano, no qual definirá se o bitcoin é um ativo realmente seguro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na China, que tem ocupado um papel central no comércio e mineração de bitcoin nos últimos anos, as três maiores bolsas impuseram uma suspensão sobre todas as retiradas de moedas em março, além de aumentar a fiscalização e criar novas regras para a utilização das criptomoedas.

O rastreamento pode se tornar a ferramenta mais recente alistada na batalha do Banco da Rússia contra a lavagem de dinheiro, que viu centenas de credores perderem suas licenças nos últimos três anos. O plano para legalizar e monitorar o bitcoin está tomando forma, enquanto as técnicas usuais não estão dando certo, com operações duvidosas, como transações falsas e empréstimos usados ??para mover dinheiro no exterior, caindo pela metade, para US $ 771 milhões no ano passado, de acordo com dados do banco central.

Porém, este plano russo pode criar problemas para os usuários, já que um dos principais pontos do bitcoin está exatamente em sua segurança e privacidade. Diante disso, se a Rússia seguir com a ideia, é possível que as pessoas comecem a procurar outras moedas para investir no país, tentando fugir deste controle do estado.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.