Produção brasileira de grãos deve ser menor na safra 2017/18

Levantamento foi divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento

Datagro

Publicidade

A produção brasileira de grãos na safra 2017/18 deve ficar entre 224,1 a 228,2 milhões de toneladas, registrando uma queda que pode variar de 4,3% a 6% na comparação com o volume colhido na temporada anterior. Os números fazem parte do 1º Levantamento da safra 17/18, divulgado hoje (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Condições climáticas favoráveis não devem se repetir na safra 2017/18

Para a Conab, o clima é o principal responsável pela queda nos números de produção. “Condições climáticas altamente favoráveis contribuíram para a safra passada alcançar recorde histórico. Tais condições dificilmente se repetirão, por isso a expectativa de redução produtiva”, diz a companhia, em comunicado.

Outro fator que explica os resultado negativo é a expectativa de queda de produtividade para praticamente todas as culturas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em 2017/18, a soja e o milho continuam como as principais culturas e devem responder por cerca de 89% do total produzido no país. A expectativa é de que a produção de soja alcance entre 106 e 108 milhões de toneladas e a do milho total, 93,5 milhões, distribuídas entre primeira e segunda safra. 

Apesar da menor produção, a Conab espera manutenção ou aumento de 1,8% na área plantada, podendo alcançar entre 61 a 62 milhões de hectares, graças ao aumento do plantio de algodão e, sobretudo, da soja.