Setor agrícola dos EUA está apreensivo com saída de acordos comerciais

Associações dos produtores de trigo e de laticínios foram apenas algumas das entidades a manifestar descontentamento

Datagro

Publicidade

A saída e ou renegociação de acordos comerciais no mandato de Donald Trump tem preocupado o setor agrícola dos Estados Unidos, que teme perda de mercados e consequente recuo nas exportações. A associação dos produtores de trigo, bem como a que representa a indústria de laticínios foram algumas das entidades que já manifestaram descontentamento com a saída dos EUA de parcerias comerciais.

Setor de laticínios dos EUA pode ser o mais prejudicado com fim dos acordos comerciais, especialmente com o México

A associação da indústria de laticínios, por exemplo, ressalta que as exportações do segmento para o México – país que integra o Nafta, acordo comercial que pode ser renegociado – se situam em torno de US$ 1 bilhão ao ano. O México é também um importador relevante de carne de frango e suína dos EUA.

A importância do mercado mexicano para o segmento de proteína animal dos EUA fica evidente, por exemplo, nos resultados das importações do México de carne suína e bovina, que cresceram 21% e 12,2%, respectivamente, em novembro de 2016 na comparação com igual período do ano anterior – dado mais recente disponível, segundo nota do “Agrimoney”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 

Tópicos relacionados