Crise monetária na Índia mantém preços elevados no mercado de algodão

País asiático é o maior produtor e o segundo maior exportador do produto no mundo

Datagro

Na safra 2022/23, a área plantada de algodão da SLC superou 162 mil hectares

Publicidade

Apesar da fraca demanda global e da maior produção na safra 2016/17, os preços do algodão permaneceram altos, com o índice “Cotlook A” se situando na casa dos 79 centavos de dólar por libra peso, durante os primeiros quatro meses do ano, informa o Comitê Consultivo Internacional de Algodão (Icac, na sigla em inglês).

De acordo com o Icac, as cotações permaneceram elevadas já que a colheita da safra 2016/17 só está chegando ao mercado internacional agora. Além disso, a crise cambial na Índia está exacerbando temporariamente a situação, uma vez que o país asiático é o maior produtor e segundo maior exportador da pluma.

Segundo o Icac, a falta de oferta reportada em relatórios recentes levou à crise monetária na Índia, já que grande parte da economia indiana opera no mercado físico (spot). Este fato acarretou em atrasos nas vendas e nos desembarques, criando déficits no mercado indiano, bem como reduzindo a oferta no mercado internacional. No entanto, para o Icac, o efeito da crise será limitado. A expectativa é que as exportações de algodão da Índia recuem em torno de 34% em 2016/17.