Ibovespa reduz ganhos com Petrobras e nova “ameaça” de Trump

Presidente dos EUA acirra ainda mais o clima de tensão sobre uma guerra comercial

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Após a abertura em alta de 1%, o Ibovespa amenizou os ganhos e registrava alta 0,29%, aos 70.280 pontos, às 13h06 (horário de Brasília) desta quinta-feira (20), após o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçar taxar em 20% os carros importados da União Europeia e gerar ainda mais tensão sobre a guerra comercial. 

Através de sua conta oficial do Twitter, Trump afirmou que se a União Europeia não remover os impostos sobre os carros dos EUA, ele não terá outra escolha e irá impor uma tarifa de 20% sobre os carros importados pelo bloco: “baseando-se nas tarifas e barreiras comerciais há tempos colocadas sobre os EUA e suas grandes companhias e trabalhadores pela União Europeia, se essas tarifas e barreiras não forem em breve interrompidas e retiradas, nós imporemos uma tarifa de 20% sobre todos os carros deles que vêm para os EUA. Construam [os veículos] aqui!”, escreveu. Com a ameça, as ações ligadas as commodities perderam força, como no caso do setor siderúrgico e até mesmo Petrobras, mesmo com a forte alta do petróleo após decisão da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) sobre a produção.

Em reunião nesta sexta-feira em Viena, o cartel concordou em ampliar a produção a partir de julho depois que a Arábia Saudita convenceu o Irã a cooperar nos esforços para reduzir o preço e evitar uma escassez de oferta. O grupo concordou que a Opep e seus aliados liderados pela Rússia devem aumentar a produção em cerca de 1 milhão de barris por dia (bpd), assim como esperado pelo mercado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nova pesquisa eleitoral

Uma semana após a abertura da Copa do Mundo da Rússia, a corrida eleitoral brasileira ainda aguarda por um pontapé inicial no imaginário da opinião pública. A cerca de três meses e meio do primeiro turno, um misto de falta de interesse pelo pleito e indisposição do eleitor com algumas das principais candidaturas à presidência marca o cenário político nacional. É o que mostra pesquisa realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) entre 18 e 20 de junho, a quinta encomendada pela XP Investimentos.

Segundo o levantamento, cresceu para 37% o grupo de eleitores que se declaram desinteressados com o pleito de outubro. É a maior marca já registrada na série de pesquisas, iniciada em 15 de maio. O resultado corresponde a um salto de 6 pontos percentuais em relação à fotografia da semana passada e uma oscilação para cima de 1 ponto em comparação com o percentual registrado no primeiro levantamento. Apenas 23% dos entrevistados hoje se dizem muito interessados nas eleições, ao passo que 21% afirmam estar mais ou menos interessados. Uma semana atrás estes grupos somavam 48%. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo – confirma a pesquisa completa clicando aqui.

Volume despenca na Bolsa

Diferente de Copas anteriores, a B3 decidiu que não irá interromper as negociações durante os jogos do Brasil neste ano, o que faz todo sentido, já que os mercados pelo mundo estarão em pleno vapor. Porém, o volume abaixo da média verificado no início do pregão desta sexta-feira (22) revela como será difícil dividir audiência com a seleção brasileira.

Continua depois da publicidade

Entre os dias 1ª e 21 de junho, o volume médio registrado pelo Ibovespa do momento da abertura (10h00) até o apito final do jogo da seleção brasileira (11h00) foi de R$ 1,391 bilhão, enquanto nesta sexta-feira (21) o giro da Bolsa ficou em R$ 729,5 milhões, ou seja, uma queda de 47%. A mesma queda foi verificada entre as ações, com o volume dos papéis preferencias do Itaú Unibanco (ITUB4), por exemplo, caindo 75% na mesma base de comparação – confira o levantamento completo clicando aqui.

Leia também: 

Atenção, traders: veja os riscos de operar na Bolsa durante os jogos do Brasil

Copa do Mundo: tudo que vai acontecer no mercado nos dias de jogos do Brasil

Um jogo da Copa pode afetar o Ibovespa? O inesquecível “7 a 1” é a prova que sim 

Política na IMTV

O Conexão Brasília desta semana entrevista, a partir das 14h30, Andréa Freitas, professora do Departamento de Ciência Política da Unicamp e coordenadora do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Na pauta, o cenário eleitoral e os desafios do próximo governo em gerenciar uma coalizão em um Congresso hiperfragmentado e empoderado. Também participa do programa Paulo Gama, analista político da XP Investimentos. Veja a grade completa da IMTV clicando aqui. 

Notícias do dia

Em destaque nos jornais, estão as perspectivas para o julgamento de novo pedido de soltura de Lula no STF, a ocorrer no próximo dia 26. Segundo o Estadão, há adeptos na Corte de uma prisão domiciliar do ex-presidente, enquanto a defesa do petista diverge sobre o pedido de prisão domiciliar (veja mais clicando aqui). Enquanto isso, o plano B para disputar a presidência pelo PT segue sendo discutido. De acordo com o mesmo jornal, emissários da legenda deflagraram um movimento para convencer integrantes do centro a não fechar aliança com Ciro Gomes (PDT), com o nome do ex-governador Jaques Wagner voltou ao topo da lista de cotados para ser o candidato do partido ao Planalto em substituição a Lula. 

Já o Valor Econômico informa que, sem consenso sobre qual pré-candidatura apoiar caso o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desista de concorrer à Presidência da República, cresce no DEM o número de defensores de que o partido teste o nome do apresentador José Luiz Datena – até então cotado para disputar o Senado em São Paulo – para o Planalto. A ideia já chegou à cúpula do partido, que encomendou pesquisa qualitativa para avaliar as opções. 

Clear oferece a menor corretagem do Brasil; Clique aqui e abra sua conta