BC segura o dólar e quem paga é a bolsa: como a atuação no câmbio chamou os vendidos de volta ao mercado

Pesquisa com investidores institucionais levantou 6 motivos que podem explicar o mercado azedo nas últimas semanas

Rodrigo Tolotti

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta sexta-feira (15) o Ibovespa chegou ao seu oitavo pregão negativo nos últimos nove, período em que perdeu 8 mil pontos, atingindo assim cinco semanas seguidas de queda. Em uma pesquisa feita com 20 clientes institucionais, a XP Investimentos levantou 6 motivos vistos por eles para este desempenho negativo do mercado.

Nos três primeiros, a análise parte do mesmo ponto: a forte atuação do Banco Central no câmbio. Diante dos grandes volumes de swaps ofertados pela autoridade diariamente, os investidores já começam a ajustar o cenário na bolsa, diante do claro sinal de que o cenário é negativo e o BC está segurando a moeda “artificialmente”.

Com isso, a bolsa passa a ser um lugar de apostas negativas no Brasil, enquanto os investidores estrangeiros entre em um compasso de espera para voltar para o mercado, aguardando o fim destas intervenções, que devem começar a ser reduzidas nas próximas semanas, com o BC também passando a ter menos “munição” para atuar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira os motivos:

1) Mercado ajustando na bolsa, dado que o BC está intervindo no câmbio.

2) O estrangeiro, se entrar na bolsa, vai esperar essa intervenção no câmbio ser menor.

Continua depois da publicidade

3) BC segurando o câmbio, a Bolsa passa a ser um veículo para aposta pessimista. Além disso, o estrangeiro espera diminuir a intervenção do BC para entrar na Bolsa em um câmbio mais favorável a ele.

4) Hoje está um dia ruim para Commodities.

5) Ainda há ajuste e stops de fundos

6) Sem trigger, a Bolsa não anda. Com os juros futuros de janeiro de 2025 no atual nível de 12%, não há motivo para o investidor comprar Bolsa.

Quer investir em ações com a menor corretagem do Brasil? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.