Não há céu sem inferno: Bloomberg rebate críticas do Papa sobre o mercado financeiro

O papa Francisco talvez não compreenda muito bem os mercados financeiros. Mas era de se esperar que alguém nessa posição entendesse melhor

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — O papa Francisco acredita na danação do mercado de CDS e de quem opera nele.

Na quinta-feira, ele fez um discurso sobre o mercado financeiro, argumentando que, na forma atual, exacerba a desigualdade global ao subjugar o valor do trabalho real à especulação. Não foi uma avaliação positiva de Wall Street.

Os contratos de proteção contra inadimplência (credit default swaps ou CDS) foram particularmente criticados pelo pontífice, que caracterizou o mercado de derivativos de dívidas como “deplorável da perspectiva moral” — uma forma de cassino “inaceitável do ponto de vista ético”, uma “bomba-relógio” que está “envenenando a saúde do mercado” e vai explodir “mais cedo ou mais tarde”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas nem tudo está perdido. Para tementes em Wall Street que pensam que o papa tem algum entendimento do assunto, o discurso estabeleceu uma espécie de ranking no comportamento financeiro — de atos que podem trazer a salvação àqueles que justificam condenação eterna. Microcrédito e empréstimos municipais, especialmente em países emergentes, são quase piedade. O empréstimo direto é uma vocação válida. O papa dá todo apoio a instrumentos financeiros que representam patrimônio, portanto operadores de bolsa e gestores de fundos de ações têm chances de passar pelos portões de São Pedro. Já os traders que operam em alta frequência podem descer para o andar de baixo. Segundo Francisco, a negociação em alta frequência retira “capital de circulação da economia real”.

Pior ainda são todas as formas de securitização. A lógica é que a corrupção moral da atividade financeira pode ser medida pela sua distância do ativo de fato. Portanto, contratos de CDS negociados em balcão e títulos atrelados a empréstimos garantidos seriam instrumentos do diabo.

Aparentemente o papa odeia CDS por entender que não passam de uma forma de apostar em aniquilação. O problema com a hierarquia moral do papa para o mercado financeiro é que quase toda forma de investimento é uma aposta.

Continua depois da publicidade

Aberturas de capital injetam recursos em empresas. A negociação de ações no dia a dia não.

Bill Ackman se referiu à sua posição vendida em Herbalife Nutrition como uma cruzada moral. Porém, assim como traders de CDS e todos os que vendem ações a descoberto, Ackman posicionou seus investidores para ganhar com o fracasso de uma empresa. O crédito consignado é uma das transações financeiras mais diretas, mas que muita gente não considera moral. Até o microcrédito pode ser predatório, dependendo das circunstâncias.

Tem muita coisa errada em Wall Street — mas isso não depende do mercado ou instrumento financeiro em questão.

Sim, os especuladores usam CDS, mas esses derivativos também reduzem custos de captação e permitem que países e empresas obtenham crédito que não conseguiriam de outra maneira. Um estudo publicado em 2012 concluiu que, com o amadurecimento desse mercado, os CDS passaram a ser mais usado para proteção e menos para especulação.

Já um estudo de 2014 descobriu que a existência do mercado de CDS provocou um número maior de calotes, mas provavelmente por causa da maior probabilidade de inadimplência de empresas com CDS que interessavam investidores.

Para o bem ou para o mal, compradores e vendedores são necessários. Não pode haver gente disposta a apostar dinheiro para melhorar a chance de sucesso de alguém se não houver gente apostando que vai dar errado. Assim como, no Catolicismo, não há céu se não houver inferno. O papa Francisco talvez não compreenda muito bem os mercados financeiros. Mas era de se esperar que alguém nessa posição entendesse melhor.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear