Por que a Bolsa subiu e o dólar caiu se Yellen praticamente confirmou a alta de juros nos EUA?

Com dois fatores como base, o mercado brasileiro reagiu de forma positiva à fala da chair do Fed, diferente do que vinha acontecendo quando se cogitava alta de juros

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Para o investidor brasileiro, quando se ouve falar em alta de juros nos Estados Unidos, o raciocínio lógico é que a Bolsa irá cair e o dólar disparar. O entendimento é que com os juros mais altos por lá, o investidor deve tirar seus investimentos do Brasil, onde o rendimento é bem maior, voltando para o mercado norte-americano. Mas por que o mercado reagiu bem ao discurso de Yellen hoje?

Pouco depois do discurso dela, o Ibovespa ganhou força, chegando a subir 1,44% na máxima do dia, enquanto o dólar passou a cair forte, com perdas superiores a 1%. No fim, o índice encerrou o dia com ganhos de 1,41%, enquanto o dólar recuou 1,15%. Confira o desempenho completo do mercado nesta sessão clicando aqui

A presidente do Federal Reserve praticamente confirmou que a autoridade irá elevar os juros em sua reunião no próximo dia 15 de março. Mesmo assim, a Bovespa ganhou força enquanto o dólar afundou ante o real. Existem, basicamente, dois motivos para este cenário visto no mercado doméstico nesta sexta-feira (3).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O primeiro fato é o motivo pelo qual Yellen reforçou esta alta de juros. No fim do ano passado, ganhou força a tese de que o Fed iria subir as taxas de forma mais rápida por conta da eleição de Donald Trump e as políticas que ele iria adotar no país. Mas em sua fala hoje, a chair não citou o presidente americano e mostrou que sua visão está baseada na efetiva melhora da economia.

Ou seja, o Fed está subindo os juros pelo “bom” motivo e não de forma forçada. Yellen disse que as perspectivas para o crescimento moderado contínuo já eram encorajadoras e os riscos do exterior parecem ter recuado. Além disso, ela reforçou que o mercado de trabalho está se fortalecendo e a inflação está crescendo em direção à meta de 2%.

Um segundo fator importante está no tom seguido pelos vários dirigentes do Fed nos últimos dias. Foram pelo menos cinco integrantes da autoridade discursando nesta semana e todos seguiram a linha de que parece ser apropriado elevar os juros nos EUA neste momento. Isso traz tranquilidade para o mercado e ajuda a evitar maiores volatilidades.

Continua depois da publicidade

Na última quarta-feira, Lael Brainard, a dirigente do Fed mais próxima de Yellen, surpreendeu ao fazer discurso hawkish, mas manteve a linha de seus companheiros. Ela disse que a alta dos juros se aproxima ao comentar que a economia dos EUA parece ter força suficiente para suportar a elevação das taxas.

Aliado a este cenário, é importante lembrar do movimento do mercado nos últimos dias, em especial a quinta-feira, quando o dólar disparou para a casa de R$ 3,15 enquanto o Ibovespa caiu forte, já precificando este cenário de alta de juros. Ou seja, o tom adotado por Yellen hoje já estava no preço do mercado hoje, evitando uma reação mais acentuada.

Segundo a equipe da XP Investimentos, “a fala de Yellen não desaprova a percepção do mercado – que já vinha precificando que o Fed deve elevar sua taxa na próxima reunião”. Por outro lado, os analistas reforçam que ainda falta uma “confirmação” para o mercado, que virá no Relatório de Emprego nos EUA na próxima sexta-feira. Dados positivos cravarão a alta de juros, enquanto uma surpresa negativa pode acabar “freando” o Fed.

“Importante destacar que o comportamento do mercado, logo após a manifestação de Yellen, não parece sancionar algum receio de que a alta de juros ocorra pelos motivos ruins: receio de Trump”, diz a XP. “Entendemos que, visto de hoje, a probabilidade do Fed elevar sua taxa de juros em 15 de março é o cenário mais provável”, conclui a corretora.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.