Atenção às 11h30: 2 eventos prometem balançar os mercados

Números do mercado de trabalho dos EUA e a intervenção do Banco Central no câmbio são os dados aguardados nesta sexta-feira

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Os dados mais aguardados pelo mercado na manhã desta sexta-feira serão conhecidos logo mais às 11h30. Um tem relação com os juros e será divulgado nos Estados Unidos e o outro é doméstico e está diretamente ligado ao câmbio. Veja ao que ficar atento.

Payroll
Nos Estados Unidos, será divulgado o payroll, o relatório de emprego norte-americano. A informaçaõ é importante porque o nível do emprego é um dos principais fatores que o Fed (Federal Reserve) leva em consideração para tomar sua decisão de política monetária. Com a próxima reunião do FOMC (Federal Open Market Committee) marcada para 14 de dezembro, este será um dos últimos indicadores que poderão influenciar na decisão. A expectativa dos investidores é de que tenham sido criadas 180 mil vagas (payroll) no mês passado, ante 161 mil em outubro. 

A informação é ainda mais relevante quando se leva em consideração que este deve ser a primeira de uma série de elevações dos juros nos Estados Unidos após a eleição de Donald Trump como presidente. O mercado já dá como certa que o Fed deve dar início a um ciclo de aperto monetário em dezembro, mas ainda têm dúvidas sobre a magnitude e a duração da sequência de altas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leilão do BC
O Banco Central volta a intervir hoje no mercado de câmbio com a realização do leilão de até 15 mil contratos (US$ 750 milhões) de swap cambial tradicional, para rolagem de contratos que vencem em 2 de janeiro de 2017. Este dado é importante porque pode pressionar a cotação da moeda norte-americana ante o real, após a alta superior a 2,4% registrada nesta quinta-feira. 

Confira outras explicações e os destaques do dia no InfoMoney na Bolsa desta sexta-feira: