UE se reúne para discutir o “Brexit” e mais 6 eventos agitam a semana que vem

Veja o que de mais importante ocorrerá nos dias que se seguem à decisão histórica do Reino Unido

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou em forte queda na sexta-feira (24), fazendo o seu pior desempenho diário desde 10 de junho, mas sem reverter todos os ganhos da semana. Nos próximos dias, o investidor deve continuar de olho nas reverberações do referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, mas também será preciso ficar atento a importantes indicadores como o Relatório Trimestral de Inflação do Banco Central. 

A equipe técnica do Bradesco disse que o principal destaque dos próximos eventos é o relatório do BC, que será divulgado na terça-feira (28). “O documento ganha importância adicional por ser o primeiro a ser lançado sob a nova presidência do Banco Central”, dizem os economistas do banco, lembrando que o último Copom (Comitê de Política Monetária) e a última ata ainda foram divulgados sob a gestão de Alexandre Tombini e não do atual presidente da autoridade monetáira, Ilan Goldfajn. Já o research da Rosenberg Associados destaca que o BC deve reforçar o discurso de inflação caminhando ao centro da meta em horizonte próximo. O discurso deve reforçar que ainda se acomodam os choques inflacionários do ano passado (cambial e de preços administrados), mas que é possível se vislumbrar trajetória benigna para a trajetória dos preços no horizonte relevante. “A depender do tom, ficará mais claro quando e em qual intensidade o BC planeja para o ciclo de queda da Selic”, dizem os economistas.

Também é importante ficar de olho na reunião que será realizada na quarta-feira (29) pelos líderes dos 27 países que continuam na União Europeia. O primeiro-ministro britânico, David Cameron, que deixará o cargo em outubro, participará do primeiro dia da cúpula da UE em Bruxelas para informar seus colegas oficialmente do resultado do referendo. No dia seguinte, os outros membros irão discutir as implicações políticas e econômicas dessa decisão tomada pela população do Reino Unido. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A semana ainda terá na quinta-feira (30) a reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), que discutirá a meta de inflação e a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). 

A seguir, os destaques da agenda econômica semanal:

Relatório Trimestral de Inflação (Brasil)
Analistas do Bank of America Merril Lynch destacam a importância do relatório de inflação para saber qual será a direção que tomará a política monetária brasileira depois de toda a volatilidade causada pelo “Brexit”. Será provavelmente o indicador mais importante da semana e deve ser divulgado às 8h30 (horário de Brasília). 

Continua depois da publicidade

Resultado fiscal (Brasil)
Na quarta-feira às 10h30 sai o resultado consolidado das contas públicas. Segundo a equipe de análise da Rosenberg, os dados devem confirmar o consenso de nenhuma perspectiva de melhora dos resultados fiscais no curto prazo. “A nova meta recentemente aprovada, permite um expressivo déficit de até R$ 170,5 bilhões (2,7% do PIB). Enquanto as medidas fiscais propostas não forem aprovadas, a dívida pública segue aumentando num ritmo insustentável.”

Pnad Contínua (Brasil)
Na quarta-feira (29), sai a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio). A pesquisa produz informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho e suas características, tais como idade, sexo e nível de instrução. O principal dado que o indicador trará é o desemprego referente ao primeiro trimestre. As expectativas dos economistas da LCA são de que haja um avanço para 11,4% na taxa. A Pnad Contínua investiga 211.344 domicílios particulares permanentes em aproximadamente 16.000 setores censitários, distribuídos em cerca de 3.500 municípios.

PIB (EUA)
Na terça será divulgada a terceira estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos para o quarto trimestre de 2015. A expectativa mediana dos economistas é de que a maior economia do mundo cresça 1,0%, ante 0,8% registrados na segunda prévia. O número sai às 9h30. 

PMIs (China)
A lista de indicadores importantes na semana que vem traz o Purchasing Managers Index da indústria e de serviços da China. Os dados de junho serão apresentados na quinta-feira, às 22h00. Em abril, o PMI da indústria ficou em 50,1 pontos e o de serviços bateu 53,1 pontos. Vale lembrar que resultados superiores a 50 pontos indicam aceleração, ao passo que números mais baixo refletem contração.

Para ver a agenda completa da semana que vem, clique aqui.