Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta terça-feira

Veja o que de mais essencial você precisa saber antes de começar a operar nesta terça

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou em queda de 0,4% na última segunda-feira (6), com o mercado interpretando a fala da chairwomand do Federal Reserve, Janet Yellen, sobre os juros. Esta terça-feira (7), será dia de olhar para eventos no Congresso e indicadores lá fora, além da notícia de que o procurador-geral Rodrigo Janot, ter pedido a prisão de Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais
As bolsas mundiais têm um dia positivo, em especial na Europa, com a avaliação de que a fala da véspera da chairwoman do Federal Reserve, Janet Yellen, reforçou a ideia de que alta de juros do Fed não está próxima (no caso, ainda em julho).  Yellen disse ontem que juros devem subir gradualmente e se negou a especificar um prazo; já no pronunciamento de 27 de maio, ela havia sido mais clara, ao mencionar alta “nos próximos meses”. Vale ressaltar que, após o payroll bem abaixo do esperado na última sexta, o mercado passou a precificar que uma alta de juros ocorrerá só em dezembro. Além disso, destaque para a revisão dos dados do PIB da zona do euro sendo mais positivos do que a primeira estimativa. Com isso, o DAX sobe 1,68%, o FTSE tem alta de 0,43% e o CAC 40 avança 1,19%. Na Ásia, a sessão foi de maior cautela para o Nikkei, que avançou 0,58%, para Xangai, com leve alta de 0,07%, enquanto o Hang Seng subiu forte, com ganhos de 1,42%. O petróleo tem leves ganhos, com o brent em alta de 0,55%, a US$ 50,83 o barril. 

2. Sabatina de Ilan Goldfajn
O economista Ilan Goldfajn, indicado para a presidência do Banco Central, será sabatinado no Senado nesta terça às 10h (horário de Brasília). Luiz Otávio de Souza Leal, economista-chefe do Banco ABC Brasil, não acredita que Goldfajn tenha problemas para passar pela análise dos senadores. “O Ilan já passou pelo BC e é um nome muito bom para o cargo. Nem mesmo a atual oposição, que é o antigo governo, irá pressionar ele acima do razoável.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3. PIB da zona do euro
O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu mais do que inicialmente estimado no primeiro trimestre, de acordo com a segunda estimativa publicada hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Entre janeiro e março, a economia do bloco avançou 0,6% ante o último trimestre de 2015 e registrou aumento de 1,7% na comparação anual. Com isso, a expansão anualizada do PIB da zona do euro no primeiro trimestre foi de 2,2%. Os dados do quarto trimestre em comparação com o terceiro foram revisados de +0,3% para +0,4%. Na comparação anual, o resultado passou de +1,6% para +1,7%. 

4. Início da Reunião do Copom
Hoje começa a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) sob a presidência de Alexandre Tombini. A expectativa dos economistas é que o BC mantenha a taxa básica de juros, Selic em 14,25%, de modo que Tombini não deixe uma mudança de direção na política monetária para o próximo presidente da autoridade monetária. 

5. Destino de Cunha e novidades da Lava Jato
A semana começa com a expectativa de que, depois de seis meses em tramitação, seja concluído o processo contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os 21 integrantes do colegiado começam a discutir e votar o parecer favorável a seu afastamento na manhã desta terça-feira (6). Mas, o desfecho pode ocorrer apenas na quarta ou quinta-feira, caso os debates se estendam por horas e seja iniciada a Ordem do Dia no plenário da Casa, o que impede que qualquer votação ocorra nas comissões. Cunha é acusado de ter mentido à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, quando negou a existência de contas no exterior em seu nome, o que poderia caracterizar quebra de decoro parlamentar. Havia a expectativa de que o relator do caso, Marcos Rogério (DEM-RO), também incluísse em seu parecer as acusações de recebimento de propina para viabilizar contratos com estatais brasileiras. Mas, por orientação da Mesa Diretora, Rogério não considerou essas denúncias no voto. Além disso, deve movimentar a sessão a notícia do jornal O Globo de que o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão de Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney por tentativa de barrar a Operação Lava Jato. 

Continua depois da publicidade

Agenda InfoMoneyTV para terça-feira:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.