Índice europeu de ações fecha em leve alta; Roche eleva farmacêuticas

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,24 por cento, a 1.372 pontos, enquanto o índice STOXX 600 teve alta de 0,21 por cento

Reuters

Publicidade

LONDRES/MILÃO (Reuters) – O principal índice europeu de ações fechou em leve alta nesta sexta-feira, impulsionado pela bolsa de valores suíça e por papéis de companhias farmacêuticas após a ação da Roche saltar em reação a resultados positivos para um de seus produtos.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,24 por cento, a 1.372 pontos, enquanto o índice STOXX 600 teve alta de 0,21 por cento.

Os dois índices alcançaram suas máximas de um mês, ainda que acumulem perdas de cerca de 5 por cento até o momento em 2016, com preocupações com a desaceleração econômica da China atingindo os mercados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O índice referencial da suíça SMI teve desempenho melhor que seus pares e avançou 0,76 por cento, amparado pelo ganho de 4 por cento das ações da Roche, a maior entre as blue-chips europeias.

Um teste clínico do medicamento contra câncer Gazyva, da Roche, foi bem-sucedido, melhorando as perspectivas para a nova droga, que terá grande importância na luta da farmacêutica na competição biossimilar.

O avanço da Roche também elevou ações de rivais como Novartis e Sanofi.

Continua depois da publicidade

“O suíço SMI está tendo bom desempenho, principalmente graças à Roche, após a companhia publicar dados positivos nesta manhã sobre um produto importante com potencial de vendas bilionário”, disse o analisa financeiro da SYZ, Jerome Schupp.

No entanto, ações de bancos e do setor de energia recuaram, com as companhias ligadas a petróleo perdendo terreno após o Brent recuar novamente abaixo de 50 dólares por barril.

O papel do espanhol Banco Popular caiu à mínima histórica, um dia após desabar 26 por cento depois de anunciar aumento de capital.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,08 por cento, a 6.270 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,13 por cento, a 10.286 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,05 por cento, a 4.514 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,17 por cento, a 18.186 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,31 por cento, a 9.107 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,06 por cento, a 4.961 pontos.