Conteúdo oferecido por

Como continuar ganhando com seus investimentos com a queda dos juros

Conheça os autocallables, aplicação que paga cupons semestrais de até 10%

Rodolfo Mondoni

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A alta da taxa básica de juros fez com que os investidores brasileiros aumentassem o peso da renda fixa em suas carteiras. Esse movimento ganhou ainda mais força com o cenário de incerteza que ronda o mercado de ações. Entretanto, já é consenso no mercado que os juros vão começar a cair. E isso irá impactar na forma com que o investidor brasileiro aplica seu dinheiro.

Hoje a Selic está em 14,25% ao ano, mas de acordo com o Boletim Focus essa taxa deve encerrar este ano em 13% e as expectativas é que chegue a 11,25% em 2017. Para se adaptar a essa mudança, os investidores devem começar a pensar em outras aplicações que permitam manter seus ganhos, sem precisar correr riscos excessivos.

Com a queda dos juros, os Certificados de Operações Estruturadas (COE) são uma alternativa, que começa a ganhar força no mercado nacional. Isso porque eles permitem investir em diversos ativos estrangeiros e os COE denominados autocallables pagam cupons semestrais que podem chegar a 10%.

“Esses produtos são muito utilizados nos Estados Unidos e na Europa, países que possuem juros muito baixos. Como o cenário de recuo das taxas de juros no Brasil, esses investimentos ganham relevância”, afirma Maria Kattar, responsável pela distribuição de COEs na XP Investimentos, que começou a distribuir esses produtos em fevereiro deste ano e já captou R$ 80 milhões nesse período.

“Trabalhei muitos anos nos Estados Unidos e aproximadamente 70% das emissões do banco onde trabalhava eram desses produtos que pagam cupons. Mas, no Brasil, há ainda mais uma vantagem, porque a maioria desses produtos são de capital protegido”, explicou Kattar. 

Como funciona

Os COE autocallables possuem datas predefinidas de observação e caso as ações que compõem o produto estejam iguais ou acima do preço inicial, o investidor recebe um cupom acumulado, superior ao CDI mais o capital investido e o COE é encerrado. Portanto, em um autocallable com prazo de 2 anos, com cupons semestrais, o investidor possui 4 chances de ganhar um rendimento que supera o CDI. E como esse é um investimento de capital protegido, o investidor não corre risco de perder o dinheiro aplicado.

Assim, no vencimento, caso a estrutura ainda não tiver sido encerrada e pelo menos uma das ações tenha apresentado queda, o investidor recebe o capital investido.

Quer saber mais sobre COE? Acesse a página completa sobre esse produto do InfoMoney: www.infomoney.com.br/coe

Quer começar a investir em COE? Abra sua conta agora, CLICANDO AQUI