Tesouro Direto também pode ter rendimento negativo; saiba como evitar as oscilações

Investidor pode ter ganhos acima do esperado ou até mesmo perdas em caso de venda antecipada, mas há como evitar essas movimentações

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Tesouro Direto é um investimento de renda fixa, mas ainda assim pode haver oscilações durante o período de aplicação, até mesmo gerando rendimento negativo. E é isso o que vem acontecendo nos últimos dias para os títulos públicos atrelados à inflação. Mas atenção: esse cenário de possíveis perdas acontece apenas nos casos de venda antecipada; se mantidos até o vencimento, sempre irão gerar retornos positivos e com a rentabilidade prevista no momento da compra.

Para os investidores que optam pela venda antecipada, considerando apenas o período dos últimos 30 dias, os títulos públicos atrelados ao IPCA disponíveis para compra estão no terreno negativo. A maior perda é registrada no Tesouro IPCA+ 2045, que começou a ser emitido em fevereiro desse ano: desvalorização de 4,86%.

Os demais títulos públicos atrelados ao IPCA disponíveis para compra e suas rentabilidades nos últimos 30 dias são os seguintes: Tesouro IPCA+ 2024 (-0,15%), Tesouro IPCA+ 2035 (-2,95%), Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2026 (-0,14%), Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 (-1,22%), Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2050 (-2,64%).

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As movimentações em caso de venda antecipada acontecem porque o Tesouro Nacional faz recompras diárias a preços de mercado, que mudam todos os dias em função das alterações de expectativas nas taxas de juros futuras.

No entanto, quando as expectativas mudam para juros mais baixos, os preços sobem, e foi isso o que aconteceu no ano passado, quando o Tesouro IPCA+ 2035 gerou fortes ganhos de 47,81%, no melhor resultado do Tesouro Direto nos últimos 15 anos. Outros dois títulos públicos geraram valorização acima de 30% no ano passado: o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais com vencimento em 2035 e 2050.

Da mesma forma, todos os títulos públicos citados acima continuam com ganhos no acumulado do ano e nos últimos 12 meses. O Tesouro IPCA+ 2035 é o destaque, registrando valorização de 9,96% nesse ano e de 31,08% nos últimos 12 meses.

Continua depois da publicidade

Saiba como evitar

As oscilações na venda antecipada podem ser uma estratégia interessante para quem pretende operar no Tesouro Direto em busca de potencializar os ganhos, aceitando os riscos de eventuais desvalorizações, mas há uma alternativa para quem não quer enfrentar esse sobe e desce dos preços: o Tesouro Selic.

Esse é o único título público a garantir retorno positivo, uma vez que sua rentabilidade é totalmente pós-fixada e atrelada à taxa básica de juros da economia. Por conta dessa característica, esse costuma ser o título público indicado para quem não sabe exatamente quando irá precisar resgatar o investimento.

Continua depois da publicidade

Nesses últimos 30 dias, o Tesouro Selic disponível para compra, com vencimento em 2023, apresentou retorno positivo de 0,59%. Esse papel começou a ser emitido em fevereiro, substituindo o Tesouro Selic 2021, que acumula alta de 2,55% no ano e 13,47% nos últimos 12 meses.

Segundo o relatório do Tesouro Direto para janeiro, o Tesouro IPCA+ é o título público mais popular do mercado, com estoque de R$ 20,8 bilhões, seguido pelo Tesouro Selic, com R$ 8,6 bilhões.

Para investir no Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.