Conheça o investimento do Tesouro Direto mais indicado para a aposentadoria

Tesouro IPCA+ garante o pagamento acima da inflação para todo o período aplicado

Equipe InfoMoney

Ilustração sobre aposentadoria

Publicidade

As discussões sobre a reforma da Previdência ganharam força nesse ano. Mesmo se tudo permanecer como está, especialistas em finanças indicam a importância de investir por conta própria pensando na aposentadoria, para buscar uma tranquilidade financeira maior. O Tesouro Direto vem, cada vez mais, sendo usado como uma ferramenta para esse objetivo.

O próprio site do Tesouro Direto recomenda um título público em especial visando a aposentadoria: o Tesouro IPCA+, também conhecido como NTN-B Principal. Esse é um ativo que garante rentabilidade real, ou seja, aumenta o poder de compra ao longo dos anos. Isso acontece porque os ganhos são definidos por uma taxa prefixada – atualmente, todas acima de 5% ao ano – somada à inflação oficial usada pelo Governo.

O Tesouro Direto é apontado como o investimento mais seguro do Brasil, dado que não há o risco das instituições financeiras. A aplicação nada mais é do que uma dívida do Governo, considerado o emissor de menor risco do mercado, com as pessoas físicas.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando se fala em Tesouro IPCA+, há a possibilidade de receber parte dos rendimentos semestralmente. Mas atenção: essa não é uma alternativa recomendada se o objetivo for a aposentadoria, tendo em vista que ao antecipar esses ganhos o investidor diminui o montante de dinheiro que está rendendo.

Esses papéis têm como perfil prazos de vencimento mais longos. Dentro do atual rol de títulos, há três datas disponíveis para escolher: 2024, 2035 e 2045. O mais indicado é que o vencimento seja conciliado ao prazo previsto para a aposentadoria. Se houver resgate antecipado, o investidor receberá o valor de mercado pelos ativos, podendo oscilar para cima ou para baixo de acordo com as condições do dia.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.