Entenda os efeitos do prazo de vencimento nos preços do Tesouro Direto

Preços dos títulos públicos são ajustados diariamente por dois fatores principais: taxa de juros e prazo de vencimento

Equipe InfoMoney

Publicidade

Ao comprar títulos públicos na plataforma do Tesouro Direto, um dos aspectos mais importantes a ser levado em conta é o prazo de vencimento. Isso porque quanto mais longo for o período do investimento, mais ele estará sujeito às oscilações diárias de preço.

Antes de mais nada, é preciso entender que os preços dos títulos públicos mudam todos os dias, ajustando-se aos valores praticados no mercado – o que é conhecido como marcação a mercado. Em linhas gerais, quanto menor a taxa de juros, maior o preço do ativo.

Mas, se as taxas de juros praticadas no mercado definem a direção em que os preços irão seguir, o prazo de vencimento do título público age no sentido de influenciar na intensidade desse movimento. Essa relação é mais visível ao comparar dois ativos semelhantes: o Tesouro Prefixado com vencimentos em 2018 e 2023. O primeiro apresenta rentabilidade acumulada de 3,17% no ano até 15 de março, e o segundo tem ganhos de 7,76% no mesmo período.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A explicação é matemática. Nos títulos prefixados, o valor de resgate de uma unidade é sempre de R$ 1.000. Na conta feita todos os dias para definir o preço que chega a esse valor ao longo do tempo, a taxa de juros está no denominador e é elevada pelo número de dias úteis restantes dividido por 252. Isso significa que, se o número de dias for maior, a taxa de juros será elevada a uma potência maior, fazendo com que oscilações nas taxas de juros resultem em movimentos mais intensos.

A mudança nos preços é maior nos títulos públicos prefixados ou com parte da rentabilidade prefixada, como os IPCA+. O Tesouro Selic, por ser inteiramente indexado à taxa básica de juros da economia, apresenta comportamento mais previsível, configurando-se como o ativo mais conservador do Tesouro Direto. Para qualquer título público, se mantido até o vencimento, o investidor sempre receberá a rentabilidade contratada.

Para investir no Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.