Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

CONTEÚDO DO LEITOR: Trading é um jogo mental

Confira o artigo escrito por Leandro Guerra na seção "Conteúdo do Leitor" do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor: Leandro Guerra, Trader, Engenheiro e Cientista de Dados – 32 anos

A ansiedade é mais do que apenas se sentir estressado ou preocupado. Enquanto o estresse e os sentimentos ansiosos são uma resposta comum a um momento em que nos sentimos sob pressão, eles geralmente passam uma vez que a situação estressante passou, ou o “estressor” é removido.

A ansiedade é quando esses sentimentos não desaparecem – quando acontecem sem motivo ou causa particular. É uma condição séria e que torna difícil lidar com a vida quotidiana. Todos nós se sentimos ansiosos de vez em quando, mas para alguém com ansiedade permanente, esses sentimentos não são facilmente controlados. Os seus sentimentos de ansiedade são mais constantes e muitas vezes podem duram dias ou até mesmo meses.

Curso gratuito

Semana do Trader Sossegado

Uma semana de conteúdo prático e gratuito para você ter ganhos consistentes na bolsa operando apenas 30 minutos por dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando o assunto é trading, há muitas causas de ansiedade que podem deixar um trader com muito medo ou até mesmo angústia. E este sentimento geralmente é um dos principais catalizadores da famosa estatística de que mais de 90% dos traders não são bem-sucedidos no mercado. Esse medo pode surgir de perdas passadas que eram tão grandes e traumatizantes que o trader não consegue mais suportar nenhuma chance em repetir um erro assim, dada todas as emoções ligadas ao fracasso anterior. Um trader ansioso pode até obter um sinal de entrada válido, mas pelo medo vai se concentrar unicamente no potencial de perda e não no potencial de ganho.

Chave para o fracasso

Imagine que você acaba de abrir uma posição e logo começa a lucrar. Fecha o trade e… bom trabalho! Você está no topo do mundo e dorme como uma criança. No dia seguinte, você ganha novamente. Você é um deus do trade. Warren Buffet é um amador e Soros um mero especulador. Mais um dia chega e um imprevisto acontece: o seu trade vai mal e você tenta diminuir a média, retira o stop e começa a trocar a razão pela esperança. Tentando de todas as formas, com todos os indicadores, nada funciona. Você perdeu!

Um dia você está voando alto e se sente como o melhor trader do planeta. No dia seguinte, você está experimentando perdas e se sente como o pior humano que já andou na face da Terra. Isso já aconteceu com você? Se você é um trader – ou ao menos já tentou ser um – tenho certeza que sim.

Um trader que tem medo de perder dinheiro não pode fazer nenhum tipo de negócio. Deve estar fora do mercado. Até mesmo os melhores traders passam certo tempo em situações de drawdown, mas reduzem as perdas rapidamente. Lembre-se do clichê: a menor perda é sempre a primeira. Grandes perdas não só prejudicam financeiramente o trader, mas podem permanentemente traumatizá-lo mental e emocionalmente causando perda de fé em si mesmo e no seu sistema. 

Mais do que qualquer outra coisa, trading é um jogo mental. E se seus pensamentos não estão corretos, provavelmente essa história não vai terminar bem. No entanto, se você tem seu psicológico ajustado, nada pode detê-lo. Um trader deve ter a habilidade de apontar o alvo e puxar o gatilho no momento em que é hora. Devemos aceitar o risco e alcançar a recompensa.

Quer ver seu texto publicado no InfoMoney? Nós também! Clique aqui e envie seu artigo.