Justiça de MG decide que Lei da Terceirização não vale para contratos encerrados antes de março de 2017

Lei que passou a admitir a terceirização da atividade-fim das empresas começou a valer antes da Reforma Trabalhista 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A 5ª turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais decidiu que a Lei da Terceirização só pode ser aplicada para contratos feitos depois da sua entrada em vigor, que foi em 31 de março de 2017. A lei que passou a admitir a terceirização da atividade-fim das empresas começou a valer antes da Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em novembro do ano passado.  

A decisão de fevereiro deste ano durante o julgamento do caso de 2015 que envolvia o Banco Bradesco e a empresa de telemarketing Global Teleatendimento, que fecharam um contrato de prestação de serviço terceirizado considerado ilícito.

Para o relator do caso, o juiz convocado Danilo Siqueira de Castro Faria, cujo entendimento foi acolhido pela Turma, a terceirização não foi legal, porque estava atrelada à atividade fim do banco – o que na época ainda não era permitido por lei.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Por isso, os desembargadores presentes no julgamento entenderam a Lei da Terceirização não pode ser aplicada ao caso.

Ficou decidido no TRT-MG, então, que no contrato de trabalho feito antes da entrada em vigor da Lei da Terceirização, a contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal.

A decisão no entanto foi uma jurisprudência da 5a turma do TRT-MG e não afeta todos os contratos do país – inclusive porque não é uma ordem do Tribunal Superior do Trabalho (TST), maior órgão trabalhista do país. Sendo assim, a decisão vale somente para as partes envolvidas neste processo, no caso a empresa de telemarketing e o Bradesco. 

Continua depois da publicidade

Quer juntar dinheiro para montar seu negócio próprio? Invista! Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.