Esta é a qualidade rara mais buscada pelas empresas hoje; você tem?

O que as empresas mais precisam é de funcionários com este "superpoder"  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Estudado pela ciência, o chamado Pensamento Divergente está entre as qualidades mais difíceis de encontrar no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, é uma das mais buscadas por empresas – justamente pelos benefícios que traz.

De acordo com um artigo da revista Inc., pensar de maneira divergente não é o mesmo que fazer coisas diferentes.

As pessoas que possuem a cobiçada qualidade são aquelas que acessam o integralmente o lóbulo temporal direito do cérebro. Isso permite a geração de múltiplas ideias como resposta ao mesmo problema ou tópico.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Graças a esta habilidade, os pensadores divergentes normalmente oferecem soluções mais rapidamente aos problemas enfrentados no dia a dia de qualquer organização.

Isso porque a maioria das pessoas tenta resolver situações de maneira linear e sistemática, o que atrapalha o fluxo de ideias.

Você tem pensamento divergente?

Um teste simples feito pelo departamento de RH de muitas empresas supostamente ajuda a demonstrar a aplicabilidade do pensamento divergente.

Continua depois da publicidade

Basta mostrar a imagem abaixo, com nove pontos ao candidato e pedir para que todos eles sejam conectados por apenas 4 linhas sem que o lápis seja tirado do papel.

Quem pensa “dentro da caixa”, imagina que seja impossível resolver o enigma. Uma pessoa de pensamento divergente, porém, resolveria o desafio da seguinte forma:

Invista seu dinheiro com inteligência: abra uma conta na XP – é de graça!

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney