4 dicas para manter a produtividade no trabalho

Para alcançar o almejado sucesso é preciso se dedicar e usar algumas táticas que ajudem você a se manter focado e produtivo durante o dia todo

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Com o fim do ano chegando, pode ser que você sinta que o trabalho já não esteja rendendo tanto. O acúmulo de tarefas, falta de concentração e outras distrações podem afetar sua produtividade no dia a dia do escritório.

Para alcançar o almejado sucesso é preciso se dedicar e usar algumas táticas que ajudem você a se manter focado e produtivo durante o dia todo. Pensando nisso, o fundador da escola de Empreendedorismo Longitude, David Pinto, elencou quatro formas de driblar os empecilhos e preservar o rendimento.

Confira:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Evite as conversas irrelevantes 

O primeiro passo para manter a produtividade é evitar conversas sobre assuntos irrelevantes. A partir do momento em que duas ou mais pessoas encontram-se no mesmo espaço, é natural que as mesmas queiram papear sobre assuntos pessoais e novidades.

“O caso mais simples e que quase sempre acontece é a pausa para o café na segunda-feira. Os funcionários se encontram para conversar e começam a contar fatos do final de semana e, sem perceber, perdem trinta ou quarenta minutos da manhã”, explica o empreendedor.

Continua depois da publicidade

Essa prática de tomar café com colegas de trabalho, almoço e lanche da tarde acabam levando a assuntos diversos. Todos podem ter pequenas pausas, mas é necessário se policiar para que essas pausas não durem muito tempo e não atrapalhem seu trabalho.

2. Tenha disciplina com o uso do celular

Outro ponto muito importante e que divide opiniões é a questão do uso constante do celular. Com o avanço da tecnologia, manter-se conectado o tempo todo virou uma obrigação, tanto para o trabalho quanto para o lazer. Mas há um limite. David comenta que dar uma olhada nos aplicativos de mensagens e de notícias não é proibido, mas a partir do memento em que a produtividade diminui e as tarefas começam a acumular, é preciso parar e analisar o que é mais importante, o celular ou o trabalho. A solução é ter uma agenda e disciplinar a si mesmo sobre um tempo de intervalo entre as olhadas no celular, como de duas em duas horas.

3. Mantenha o foco

Isso é fundamental para garantir a produtividade. Por mais simples que possa parecer, manter o foco é um desafio. A perda constante de foco leva muitas vezes ao desespero, já que o profissional acaba acumulando tarefas, atrasando as entregas e entra em pânico porque o prazo, claro, se encurta. A solução para ser um profissional focado é ter calma, tomar decisões pensadas e estabelecer as metas para o dia, semana e mês, e cumpri-las de acordo com o planejado.

4. Aposte nas metodologias

Busque novos métodos. Para David, a grande maioria das pessoas não realiza suas tarefas baseadas em metodologia, gerando um baixo rendimento. Para tudo o que o profissional faz, é interessante procurar novos caminhos, segundo David. Ele explica que a solução para manter a produtividade é: buscar novas formas de trabalhar, sempre. Pesquise novos métodos e meios para realizar aquela determinada atividade com sucesso.

Além disso, você pode tentar usar a metodologia que já foi aplicada outras vezes e que tiveram sua eficiência comprovada, como alguma de uma grande empresa. Mesmo se essa metodologia não tiver sido aplicada no seu segmento, talvez seja a hora de arriscar algo novo.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.